
Aos amigos visitantes, sinto não poder postar muitos desenhos, pois viso proteger meus direitos autorais. Este é uma amostra de personagens de uma série de animação para o público infantil, baseada em alunos do curso fundamental.
Port Folio e galeria de trabalhos de Ademar Pereira
Tecnica adquirida: movimento suave dos passos em semiperfil e em perspectiva com aproximação. Varios elementos do personagens são movimentados simultâneamente, dando-lhe mais realismo. A neblina foi inserida visando a integração com o fundo.
Trecho da animação para teste de som (ainda não concluído). A nova tecnica de animação em 2D mostrou-se viável neste vídeo, garantindo um ganho de tempo imenso: fiz sozinho esta animação detalhada de exatos 1 minuto em apenas 3 dias. Encontrar bons dubladores é o próximo desafio. Aprendizado adquirido: as vozes devem ser montadas e editadas num mesmo arquivo, para evitar distorções de ton como visto aqui.
Proposta de tomada de abertura para o primeiro episódio. Mostrando de modo panoramico o cenário onde se passa a história. A natureza retratada, mostra uma floresta luxuriante mas sem a pretenção de ser fiel a qualquer vegetação original brasileira, até porque é um detalhe dispensável pelo público alvo (05-12anos). O fundo, não é uma única figura, mas dividida, para possibilitar dinamismo.
A tecnica em 2D foge aos padrões para se aproximar de um visual mais próximo do 3D. Conforme o objetivo do projeto, as características marcantes de cada animal devem ser preservadas no desenho dos personagens.
Depois da construção do personagem, faz-se um teste simulando vários possíveis movimentos para detecção e correção de erros.
No intuito de preservar a propriedade intelectual, não posso entrar em detalhes deste projeto. Mas o desenvolvo com objetivos claros, que atendam plenamente o público alvo e suas restrições. Utilizo programas de desenho vetorial e de tratamento de imagem, editor de som, de animação quadro-à-quadro e conversor de formatos de vídeo. Mas também conheço as técnicas de animação manual em mesa de lúz e recorro sempre à elas quando convém.